Ensino Fundamental 6, 7 e 8 anos Histórias saborosas

Qual é o desafio?

Seu desafio é selecionar e contar a seus educandos e educandas tantas histórias quantas você conseguir nas quais os alimentos desempenhem um papel importante.

Qual o produto final desse desafio?

Ao final do desafio, você terá diversos cardápios elaborados pelas crianças.

Por que realizar este desafio?

As atividades de letramento são uma excelente maneira de apresentar objetos e práticas do mundo dos adultos às crianças, como os cardápios, por exemplo, mas também os hábitos alimentares em geral.

As histórias, por sua vez, são um universo onde a fantasia infantil e estas práticas mundanas podem se encontrar sem os riscos e conflitos da vida real e, por isso, um lugar privilegiado para que as crianças experimentem suas hipóteses sobre estes modos adultos de fazer as coisas, ainda mais ou menos misteriosos para elas.

O que conta ponto?

Este desafio vale, no máximo, 200 pontos que serão distribuídos da seguinte maneira:

  • 50 pela realização;
  • 40 pela qualidade do desafio realizado;
  • 40 pelo registro que você fizer;
  • 30 pelas histórias selecionadas;
  • 10 pontos para cada cardápio desenvolvido, considerando um número máximo de 4 cardápios, num total de até 40 pontos.

O que será considerado no registro?

  1. Qualidade da informação (explicações detalhadas e suficientes sobre cada etapa do processo);
  2. Qualidade da documentação (fotos, produções das crianças, depoimentos das crianças e cozinheira ou membros da família, etc);
  3. Sua avaliação (você deve relatar problemas que você tenha encontrado e também aquilo que você considerou bem sucedido, apresentando as razões para os dois casos);
  4. Conexão (como foi que você inseriu o desafio no seu planejamento curricular);
  5. Extrapolação (atividades que você tenha realizado a partir do desafio).

Você já pensou sobre isso?

  1. Os jogos simbólicos são os meios pelos quais as crianças exercitam aquilo que pensam e sentem sobre este mundo que vão conhecendo aos poucos. Um dos jogos simbólicos mais comuns é justamente sobre este gesto humano do alimentar-se e envolve fazer comidinhas, alimentar bonecas e brinquedos ou aos colegas, de mentirinha. Participar da brincadeira das crianças, sem dominá-la, pode ser uma forma interessante de apresentar a elas novas ideias sobre o tema.
  2. A presença de alimentos e refeições como elementos de histórias infantis é bem comum e isso não acontece à toa: os alimentos e as refeições têm um importante valor simbólico para quase todas as culturas.
  3. Comer comida de bruxa ou de fantasmas pode parecer repulsivo aos adultos, mas para muitas crianças a fantasia em si tem o poder de tornar atraentes alimentos que, de outra forma, elas facilmente recusariam.