Gestores Identificar hábitos alimentares

Este desafio propõe que você solicite e oriente os alunos a responderem um questionário eletrônico sobre hábitos alimentares.

Qual é o desafio

Este desafio propõe que você solicite e oriente os alunos a responderem um questionário eletrônico sobre hábitos alimentares. Para isso, você deve levar os alunos à sala de informática e pedir que respondam ao questionário nutricional disponível aqui mesmo na plataforma.

Qual é o produto final deste desafio?

Após o desafio, você vai ter em mãos um relatório que lhe dará uma boa ideia dos hábitos alimentares dos estudantes da sua escola.

Um jeito de fazer

Leve os estudantes até o laboratório de informática. Faça uma breve explicação sobre o questionário. Peça para que leiam com atenção antes de responder as perguntas.  Se tiverem dúvidas sobre os alimentos descritos, aproveitem para pesquisar na internet utilizando sites de busca.

O que conta ponto?

Este desafio vale, no máximo, 350 pontos que serão distribuídos da seguinte maneira:

  • 100 pela realização;
  • 50 pela qualidade do desafio;
  • 50 pelo registro que voce fizer;
  • 150 no caso de todas as questões estarem respondidas pela maioria das crianças.

O que será considerado no registro?

  1. Qualidade da informação (explicações detalhadas e suficientes sobre cada etapa do processo)
  2. Qualidade da documentação (fotos, produções das crianças, depoimentos das crianças etc)
  3. Sua avaliação (você deve relatar problemas que você tenha encontrado e também aquilo que você considerou bem sucedido, apresentando as razões para os dois casos)
  4. Conexão (como foi que você inseriu o desafio no seu planejamento curricular)
  5. Extrapolação (atividades que você tenha realizado a partir do desafio)

Você já pensou sobre isso?

  1. Já que nas aulas de educação física os alunos aprendem sobre o movimento humano, como você pode relacionar esses conteúdos a uma alimentação saudável?
  2. Indivíduos ativos têm hábitos alimentares mais saudáveis do que os sedentários. Você estimula adequadamente seus alunos a se movimentarem?
  3. Grande parte dos hábitos alimentares é adquirido em casa e muitas vezes as famílias não têm conhecimento sobre alimentos saudáveis. O que os alunos poderiam levar de informação para casa sobre o movimentar-se e hábitos nutricionais saudáveis?
  4. Conhecer os alimentos e as suas funções torna-se muito interessante quando associados ao movimento humano. O ser humano precisa de nutrientes para movimentar-se adequadamente, assim como o movimentar-se auxilia na redução de gordura corporal e na melhora da saúde e qualidade de vida.