Educador Físico Identificar hábitos alimentares

Este desafio propõe que você solicite e oriente os alunos a responderem um questionário eletrônico sobre hábitos alimentares. Para isso, você deve levar os alunos à sala de informática e pedir que respondam ao questionário nutricional disponível aqui mesmo na plataforma. Inicialmente, faça uma breve explicação sobre o questionário. Peça para que leiam com atenção antes de responder as perguntas. Aproveite para fortalecer o hábito da pesquisa. Se tiverem dúvidas sobre os alimentos descritos, aproveitem para pesquisar na internet utilizando sites de busca. Após o desafio, você vai ter uma boa ideia dos hábitos alimentares de seus alunos e alunas.

Qual é o desafio

Este desafio propõe que você solicite e oriente os alunos a responderem um questionário eletrônico sobre hábitos alimentares. Para isso, você deve levar os alunos à sala de informática e pedir que respondam ao questionário nutricional disponível aqui mesmo na plataforma.

Inicialmente, faça uma breve explicação sobre o questionário. Peça para que leiam com atenção antes de responder as perguntas. Aproveite para fortalecer o hábito da pesquisa. Se tiverem dúvidas sobre os alimentos descritos, aproveitem para pesquisar na internet utilizando sites de busca. Após o desafio, você vai ter uma boa ideia dos hábitos alimentares de seus alunos e alunas.

Por que realizar este desafio?

Sabemos que a alimentação é um fator primordial para os seres humanos. Por meio dos alimentos que ingerimos extraímos os nutrientes essenciais para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. O aumento dos índices de obesidade entre crianças e adolescentes tem se tornado cada vez mais pauta de discussão em entidades responsáveis pela saúde no Brasil e no mundo. Muito se discute sobre os fatores associados a esse aumento. A oferta de alimentos calóricos aumentou? Os hábitos das famílias nas refeições mudaram? A melhora da condição social favorece este quadro?

Crianças obesas têm maior tendência em se tornar adultos obesos, e, portanto, apresentarem problemas de saúde na vida adulta. Como as crianças passam parte do tempo de suas vidas na escola, qual é o papel do educador nesse processo de prevenção ou reversão deste quadro?

Este desafio foi elaborado com o objetivo de compreender como anda a alimentação dos alunos, saber o que eles comem, o que não comem e o quanto comem. Saber se sabem a respeito do que é uma alimentação saudável e quais os malefícios de se alimentar de maneira pouco saudável. Ao final do desafio, você terá informações importantes para compreender melhor os hábitos alimentares de seus alunos e pensar em estratégias junto a eles para que compreendam a importância de uma alimentação equilibrada e adquiram hábitos saudáveis de maneira consciente e pró-ativa.

O que conta ponto?

Este desafio vale, no máximo, **200 pontos** que serão distribuídos da seguinte maneira: 50 pela realização, 150 no caso de todas as questões estarem respondidas.

Você já pensou sobre isso?

  1. Já que nas aulas de educação física os alunos aprendem sobre o movimento humano, como você pode relacionar esses conteúdos a uma alimentação saudável?
  2. Indivíduos ativos têm hábitos alimentares mais saudáveis do que os sedentários. Você estimula adequadamente seus alunos a se movimentarem?
  3. Grande parte dos hábitos alimentares é adquirido em casa e muitas vezes as famílias não têm conhecimento sobre alimentos saudáveis. O que os alunos poderiam levar de informação para casa sobre o movimentar-se e hábitos nutricionais saudáveis?
  4. Conhecer os alimentos e as suas funções torna-se muito interessante quando associados ao movimento humano. O ser humano precisa de nutrientes para movimentar-se adequadamente, assim como o movimentar-se auxilia na redução de gordura corporal e na melhora da saúde e qualidade de vida.