ATE Leitura de ambiente: Solo vivo

O desafio é a observação/leitura do ambiente como os espaços verdes da escola ou praças do entorno escolar.

Qual é o desafio?

O desafio é a observação/leitura do ambiente (espaços verdes da escola ou praças do entorno escolar). É importante conhecer os elementos bióticos (vivos) e abióticos (não vivos) que interagem nos espaços onde planejamos um cultivo, pois eles são indicadores da saúde do solo e do quanto de energia disporemos para recuperá-lo antes de iniciar os cultivos.

Qual é o produto final deste desafio?

Ao final desse percurso, você terá um diagnóstico muito interessante sobre uma área na qual você planeja iniciar um cultivo ou para fazer melhorias em áreas já cultivadas na escola.

Por que realizar este desafio?

Muita gente se frustra ao tentar iniciar um cultivo por não dar certo na primeira tentativa, às vezes nas diversas tentativas... Mas o problema, como muitos relatam decepcionados, não está na pessoa em si. O que precisamos é ampliar nosso poder de observação dos padrões da natureza, interpretar os problemas encontrados e buscar soluções em sintonia com os meios que a própria natureza desenvolveu ao longo de sua evolução.

Ao passo que os diagnósticos são feitos, você pode desenhar um cultivo que considere todas as interferências e elementos ecológicos que refletem o atual estado do seu espaço, para que você projete seu cultivo a partir das lições aprendidas. Conhecer a dinâmica dos quatro elementos da natureza em seu habitat irá levantar outras questões para se aprofundar no aprendizado!

Como exemplo, no exercício dos organismos do solo, você irá responder a questão sobre biodiversidade, ao passo que ao constatar que não há animais no solo, poderá entender previamente que o solo em questão tem pouca produção de matéria orgânica e para resolver este impasse, você precisará prover o solo deste material - para começar a restauração!

O que conta ponto?

Este desafio vale, no máximo, 200 pontos que serão distribuídos da seguinte maneira:

  • 100 pela realização;
  • 100 pela qualidade do desafio realizado e respectivo registro que você fizer.

O que será considerado no registro?

  1. Qualidade da informação (explicações detalhadas e suficientes sobre cada etapa do processo)
  2. Qualidade da documentação (fotos, produções das crianças, apresentação do diagnóstico etc)
  3. Sua avaliação (você deve relatar problemas que você tenha encontrado e também aquilo que você considerou bem sucedido, apresentando as razões para os dois casos)
  4. Extrapolação (atividades que você tenha realizado a partir do desafio)

Você já pensou sobre isso?

  1. Como uma floresta consegue se manter diante de sua grandiosidade e diversidade? Conhecer como um sistema natural se desenvolve nos dá pistas de como proceder em um cultivo.
  2. As plantas de um modo geral dependem do solo para fixação e para sua nutrição, mas o que há no solo que importa a elas?
  3. Os nutrientes e minerais que buscamos ingerir em nosso dia a dia também são necessários às plantas. Por isso, numa floresta, cada folha seca que cai ao solo, cada tatu bola, minhoca, fungo, bactéria conta e muito na nutrição da floresta e se quisermos um cultivo nutritivo temos que primeiro cuidar da saúde do solo, de sua nutrição!