Educador Físico Movimentar-se na escola

Este desafio irá testar a sua capacidade criativa e de mobilização de pessoas com um objetivo muito importante. Propomos que você organize uma atividade na escola como forma de incentivo à prática da atividade física. Para isso, você deve previamente analisar os espaços, tempos e materiais disponíveis para a sua realização. Converse com a coordenação e direção, assim como funcionários e professores, pois isso irá colaborar com a sua proposta. Não se esqueça que é um incentivo à atividade física, por isso, elegemos algumas características que serão consideradas na avaliação: * Envolver o maior número de crianças. Daí a participação e envolvimento do máximo de pessoas da escola. * Ter uma característica não competitiva. * Ser prazerosa. Utilize a sua criatividade. Fazer as pessoas somente caminharem pela escola, por exemplo, envolveria muita gente, mas como você colocaria alegria e prazer nisto? * Envolver, pelo menos, três capacidades físicas. Os movimentos dos participantes devem apresentar três capacidades físicas durante a sua realização. Com isso, queremos que as diferenças de movimento sejam evidenciadas (por exemplo, um aluno é mais rápido, enquanto outro é mais forte). Capacidades físicas que serão analisadas: * Força * Velocidade * Potência Muscular * Resistência Cardiorrespiratória * Equilíbrio * Coordenação Muscular * Tempo de Reação * Resistência Muscular * Flexibilidade * Agilidade

Qual é o desafio?

Este desafio irá testar a sua capacidade criativa e de mobilização de pessoas com um objetivo muito importante. Propomos que você organize uma atividade na escola como forma de incentivo à prática da atividade física. Para isso, você deve previamente analisar os espaços, tempos e materiais disponíveis para a sua realização. Converse com a coordenação e direção, assim como funcionários e professores, pois isso irá colaborar com a sua proposta. Não se esqueça que é um incentivo à atividade física, por isso, elegemos algumas características que serão consideradas na avaliação:
* Envolver o maior número de crianças. Daí a participação e envolvimento do máximo de pessoas da escola.
* Ter uma característica não competitiva.
* Ser prazerosa. Utilize a sua criatividade. Fazer as pessoas somente caminharem pela escola, por exemplo, envolveria muita gente, mas como você colocaria alegria e prazer nisto?
* Envolver, pelo menos, três capacidades físicas. Os movimentos dos participantes devem apresentar três capacidades físicas durante a sua realização. Com isso, queremos que as diferenças de movimento sejam evidenciadas (por exemplo, um aluno é mais rápido, enquanto outro é mais forte).

Capacidades físicas que serão analisadas:
* Força
* Velocidade
* Potência Muscular
* Resistência Cardiorrespiratória
* Equilíbrio
* Coordenação Muscular
* Tempo de Reação
* Resistência Muscular
* Flexibilidade
* Agilidade

Por que realizar este desafio?

A instituição escola deve ser pensada como uma ambiente integrado em todas as suas dimensões para a formação dos alunos. Muitas vezes os professores agem isoladamente em sua disciplina ou em seu ambiente de estudo (sala de aula ou quadra) e, devido às suas atribuições, acabam sando pouco da atuação de seus colegas e funcionários da escola. Ações extracurriculares como a deste desafio junto aos alunos e com o envolvimento de todos podem levar a um ambiente mais interativo. Além disso, com um enfoque voltado à saúde e à qualidade de vida, é uma oportunidade do professor de educação física compartilhar estratégias e conhecimento com os outros professores e funcionários da escola.

O que conta ponto?
Este desafio vale, no máximo, **200 pontos** que serão distribuídos da seguinte maneira: 50 pela realização do desafio, 50 pela qualidade do desafio realizado, 50 pelo registro que você fizer; 10 por cada capacidade física demandada (até cinco capacidades físicas).
O que será considerado no registro?
* Vídeos e fotos com depoimentos dos professores e funcionários da escola sobre o desafio.
* Descrição das capacidades físicas apresentadas.
* Descrição do momento em que os movimentos dos participantes apresentam determinada capacidade física.

Você já pensou sobre isso?

  1. Quando as pessoas dizem que não gostam de realizar atividade física, em geral pensam em jogos organizados, ginástica ou academia. Quando mudamos a expressão “realizar atividade física” para “realizar movimentos”, ou seja, andar mais durante o dia, realizar tarefas domésticas, utilizar menos transportes para deslocamento, utilizar mais escadas, etc., é possível reduzir o sedentarismo e aumentar o gasto de energia diário desses indivíduos.
  2. Você também já foi criança e sabe a quantidade de energia que elas têm para gastar, não é? Baseado nisso, é possível aumentar a quantidade de movimentos das crianças durante a sua permanência na escola?
  3. Na sua aula de educação física, quais os alunos que mais necessitam realizar movimentos? As suas estratégias beneficiam a todos igualitariamente?
  4. Quando desenvolvemos os conteúdos de educação física apresentando as capacidades físicas, podemos utilizá-las para que os alunos entendam as diferenças de movimentos e, por isso, aprendam a respeitar essas diferenças como, por exemplo, numa atividade de velocidade, o aluno obeso terá mais dificuldade, mas em atividades de força muscular ele geralmente supera um aluno eutrófico.