Gestores Olhando melhor!

Seu desafio é fazer uma observação do espaço de refeitório da sua escola.

Qual é o desafio?

Seu desafio é fazer uma observação do espaço do  refeitório de sua escola.  A partir dessa observação, você elaborará e divulgará uma avaliação-diagnóstica, que é aquele tipo de avaliação em que a gente nomeia os problemas encontrados e aponta possíveis soluções.

Qual é o produto final deste desafio?

Ao final deste desafio, você terá elaborado um pequeno relatório com tudo o que você observar, no qual você nomeie e explique os problemas detectados, bem como registre as coisas que já funcionam bem. Proponha soluções imediatas, mesmo que na ideia, para os problemas e formas de expansão e replicação das coisas que funcionam bem.

Por que realizar este desafio?

A refeição escolar envolve diversos aspectos que vão desde as condições de higiene nas quais os alimentos são preparados, seu valor nutricional, a apresentação bonita do alimento e, é claro, tudo o que acontece no momento em que as crianças comem. Muitas vezes, a comida pode ser muito nutritiva e ter uma aparência excelente, mas as condições nas quais as crianças comem são pouco consideradas. 

As refeições, na escola ou em qualquer outro lugar, envolvem um número de regras de polidez e convivência que só podem ser aprendidas se forem ensinadas. Para que isso ocorra efetivamente, entretanto, a refeição deve ser precisamente um ato humano, que permita a construção de laços sociais, a conversa, o uso de utensílios, saborear a comida e a companhia, o espaço e os pequenos rituais que envolvem este momento da refeição!  

Você já pensou sobre isso?

  1. Há até bem pouco tempo atrás, cerca de 50 anos, as crianças aprendiam sobre as refeições, como se comportar e o que comer, com suas famílias. Quando chegavam à escola, já sabiam tudo isso. Mas o mundo muda e, hoje, essa aprendizagem se realiza na escola. Uma coisa, entretanto, não mudou: em casa ou na escola, as crianças só aprendem estas coisas se houver adultos disponíveis e dispostos a ensinar!
  2. A palavra refeição significa, em sua origem, refazer-se, recompor-se. Assim, qualquer refeição é muito mais do aquilo que comemos. Para alguém se refazer é preciso que este seja um momento de dignidade, agradável, razoavelmente organizado (não é à toa que a gente não se sinta refeito quando come em um fast-food qualquer, não é?).