Ensino Fundamental 9 a 14 anos Para sacudir o esqueleto!

Seu desafio é montar com os alunos guias que ensinem os familiares sobre a necessidade e benefícios da atividade física para a saúde.

Qual é o desafio?

Seu desafio é montar com os alunos guias que ensinem os familiares sobre a necessidade e benefícios da atividade física para a saúde.


Qual é o produto final deste desafio?

No final deste percurso, vocês terão elaborado um Guia com informações sobre os lugares perto da escola ou no bairro nos quais as pessoas podem praticar atividades físicas. Este guia deve conter informações como endereços, descrição dos locais, tipos de equipamentos disponíveis, atividades físicas que podem ser feitas etc. Se for possível, o guia pode conter fotos dos lugares.

Lembre-se também que a ficha para registrar as informações sobre a prática das atividades que foram feitas com os familiares é muito importante.

Por que realizar este desafio?

A vida moderna e suas exigências têm reduzido de forma importante a prática de atividades físicas cotidianas, como as caminhadas, por exemplo. Essas atividades, entretanto, são práticas importantíssimas para a promoção e manutenção da saúde. As crianças podem aprender e se responsabilizar desde muito cedo por este aspecto de sua vida e ser uma forte influência para que a prática de atividade física se estenda e seja compartilhada por outros membros da família.

O que conta ponto?

Este desafio vale, no máximo, 300 pontos que serão distribuídos da seguinte maneira:

  • 50 pela realização;
  • 100 pela qualidade do registro que você fizer;
  • 150 para o guia produzido.

O que será considerado no registro?

  1. Qualidade da informação (explicações detalhadas e suficientes sobre cada etapa do processo)
  2. Qualidade da documentação (fotos, vídeos, guias produzidos, depoimentos das crianças ou membros da família etc)
  3. Sua avaliação (você deve relatar problemas que você tenha encontrado e também aquilo que você considerou bem sucedido, apresentando as razões para os dois casos)
  4. Conexão (como foi que você inseriu o desafio no seu planejamento curricular)
  5. Extrapolação (atividades que você tenha realizado a partir do desafio)

Você já pensou sobre isso?

  1. A vida contemporânea tem reduzido de forma importante as experiências que nos ensinam sobre um determinado tipo de movimentos – aqueles ligados ao equilíbrio, deslocamento e força – em favor de outro tipo – aqueles que envolvem precisão, preensão e coordenação viso-motora. A escola é um dos poucos espaços que ainda pode preservar estas experiências.
  2. Atividades físicas não precisam ser intensas e nem exaustivas: é mais importante que sejam regulares e ritmadas. Caminhar, sem interrupção, por quarenta minutos, todos os dias, pode causar impactos muito positivos para nossa saúde.
  3. A atividade física é essencial para o crescimento que ocorre na infância, assim como a alimentação e o sono.