Educador Físico Quem escolhe é você

Seu desafio é justamente realizar um desafio novinho em folha! Criado por você! Sabemos que a pessoa que melhor conhece sua escola, seus alunos e alunas é você. Afinal, é você que está lá todos os dias, que se dedica a eles diariamente, considerando o que eles devem aprender, o que você pode ensinar-lhes, como fazer isso para todos e cada um deles. Além disso, nenhum projeto estaria verdadeiramente completo se não reservasse este espaço privilegiado para a participação autoral dos educadores! Então, sua tarefa será a de criar e realizar seu próprio desafio. Neste desafio, você deve realizar algo relacionado com os desafios feitos anteriormente. Ao longo desses desafios, você obteve um perfil de composição corporal e nível de gordura, de hábitos alimentares dos alunos e realizou um desafio de movimentos mobilizando professores, funcionários e alunos. Baseado nessa experiência, contamos que você crie uma iniciativa de educação alimentar e nutricional e/ou atividade física que possa ser implementada de maneira permanente na sua escola. Lembre-se, então, de considerar o seguinte: * Envolvimento de outros educadores (famílias, professores, equipe gestora, cozinheira etc); * Os dados que você obteve nos desafios 1 e 2 (IMC + Questionário sobre hábitos alimentares de seus alunos). * Que possa ser implementado de maneira permanente na sua escola. Observação: caso você participe do Programa de Alimentação Compartilhada, aqui pode ser um bom lugar para você relatar sua experiência.

Qual é o desafio?

Seu desafio é justamente realizar um desafio novinho em folha! Criado por você!

Sabemos que a pessoa que melhor conhece sua escola, seus alunos e alunas é você. Afinal, é você que está lá todos os dias, que se dedica a eles diariamente, considerando o que eles devem aprender, o que você pode ensinar-lhes, como fazer isso para todos e cada um deles. Além disso, nenhum projeto estaria verdadeiramente completo se não reservasse este espaço privilegiado para a participação autoral dos educadores! Então, sua tarefa será a de criar e realizar seu próprio desafio.

Neste desafio, você deve realizar algo relacionado com os desafios feitos anteriormente. Ao longo desses desafios, você obteve um perfil de composição corporal e nível de gordura, de hábitos alimentares dos alunos e realizou um desafio de movimentos mobilizando professores, funcionários e alunos. Baseado nessa experiência, contamos que você crie uma iniciativa de educação alimentar e nutricional e/ou atividade física que possa ser implementada de maneira permanente na sua escola.

Lembre-se, então, de considerar o seguinte:
* Envolvimento de outros educadores (famílias, professores, equipe gestora, cozinheira etc);
* Os dados que você obteve nos desafios 1 e 2 (IMC + Questionário sobre hábitos alimentares de seus alunos).
* Que possa ser implementado de maneira permanente na sua escola.

Observação: caso você participe do Programa de Alimentação Compartilhada, aqui pode ser um bom lugar para você relatar sua experiência.

Por que realizar este desafio?

Em geral, a necessidade de cumprir com os currículos cada vez mais extensos impõe cada vez menos momentos que permitem as crianças se movimentarem nas escolas. Aliado a isso, inúmeros fatores fora da escola, como falta de espaço e o medo da violência urbana, também contribuem para uma vida sedentária. A educação física estuda o movimento humano e, entre outras dimensões, a sua relação com o ambiente físico e social. O ser humano tem a capacidade de se adaptar ao ambiente e adaptá-lo para realizar movimentos. Um dos papéis do professor de educação física é educar os alunos sobre a importância de se manterem ativos, independentemente do ambiente em que se encontram.

Muitas pesquisas demonstram que os programas de atividade física e hábitos alimentares saudáveis de sucesso realizados em ambiente escolar mobilizam vários profissionais e familiares envolvidos com a educação das crianças. Além disso, programas permanentes têm mais chance de êxito do que ações pontuais ou eventuais.

O que conta ponto?

Este desafio vale, no máximo, **400 pontos**, que serão distribuídos da seguinte maneira: 50 pela realização do desafio, 50 pela qualidade do registro, 50 pela clareza dos objetivos, 50 pelos instrumentos de avaliação utilizados, 50 pelo envolvimento de cada grupo de pessoas (funcionários, merendeira/cozinheira, professores ou familiares).

O que será considerado no registro?
* Descrição dos envolvidos no projeto e qual o papel de cada um
* Materiais necessários para realização do projeto
* Descrição das atividades (frequência semanal, tempo de duração, número de participantes)
* Se houver um componente teórico (aula ou explicação aos alunos), descrever.
* Avaliação (resultados quantitativos ou depoimentos dos participantes)
* Sua avaliação (você deve relatar problemas que você tenha encontrado e também aquilo que você considerou bem sucedido, apresentando as razões para os dois casos)
* Conexão (como foi que você inseriu o desafio no seu planejamento curricular)
* Extrapolação (atividades que você tenha realizado a partir do desafio)