Nutrir nas Escolas Cozinheiras compartilham suas receitas nas formações

Tem mais uma novidade no Nutrir em 2017: quatro cozinheiras de escolas municipais de São Paulo-SP foram convidadas a participar das formações do Nutrir e compartilhar com suas colegas de profissão receitas criativas e deliciosas que elas mesmas criaram. A cada formação, Zina Gonçalves Salomão, Nalva Silva, Quitéria Quirino e Silvania da Silva Bezerra se revezam para apresentar suas receitas e conversar com as participantes, lado a lado com as formadoras do Nutrir.

Zina e Nalva formam uma verdadeira parceria na EMEF Francisco Rebolo. As duas são responsáveis pela cozinha no período da manhã e adoram inventar receitas para surpreender os alunos e alunas. “A gente cozinha para as crianças do jeito que a gente cozinha na nossa casa, com muito amor”, conta Zina. Elas já fizeram panqueca de abóbora, hambúrguer de feijão preto com soja, macarrão com biomassa de banana verde e muitas outras delícias. Na formação do Nutrir, a dupla apresenta o brigadeiro de beterraba.

Já a receita apresentada por Quitéria, almôndega de berinjela e PTS (proteína de soja), foi criada para aproveitar de uma outra forma esses ingredientes, que não são bem aceitos pelas crianças do CEI Jardim Rincão. “A gente acha que a criança não gosta da comida, mas devemos tentar de outras formas para saber”, afirma a cozinheira.

Na EMEF José Querino Ribeiro, a PTS também não é muito querida entre os estudantes. Por isso, a cozinheira Silvania gosta de prepará-la de formas diferentes, como em um escondidinho. “Antes, a PTS quase não saía na refeição. Agora as crianças até acham que é carne moída, elas se acabam”, diz. A receita que ela apresenta nas formações, charuto de repolho com PTS, foi inspirada em seu filho, que é vegetariano e gosta muito de repolho.

Em São Paulo, as cozinheiras do Nutrir são convidadas a criar uma receita no desafio Experimenta para você ver. Além servir de inspiração para o desafio, a participação de Zina, Nalva, Quitéria e Silvania nas formações contribui para aproximar a formação do dia a dia das escolas e mostrar que fazer mudanças na alimentação escolar é mais fácil do que parece.

Você pode consultar as três receitas no Caderno dos Cozinheiros e Cozinheiras (disponível para download na seção Biblioteca). Confira as datas das próximas formações de cozinheiras na seção Calendário.

 

Notícias relacionadas:
- Receitas criativas para conquistar o paladar de todos
- Cozinheiro mobiliza escola e vai à sala de aula
- O papel das cozinheiras na formação das crianças