Nutrir nas Escolas Quantos alimentos você consegue identificar na feira?

A feira livre é um dos lugares onde mais dá para perceber a grande variedade de alimentos que existe – sem contar que em cada cidade ou estado é possível encontrar opções diferentes, por causa da cultura alimentar local e da produção regional. Não é à toa que a feira foi o ambiente escolhido como cenário de um jogo educativo produzido pela equipe do site Educar para Crescer, chamado “Um Dia na Feira”.

É um jogo bem simples de brincar. O cenário é dividido em três partes com ilustrações de bancas de feira repletas de verduras, frutas, legumes, grãos e outros tipos de alimentos (são mais de 70!). Crianças e adultos são convidados a resolver charadas com características e informações sobre os alimentos e encontrá-los entre as dezenas de opções que estão no cenário. Por isso, não basta só matar a charada – tem que saber também qual é a aparência dos alimentos.

Ao clicar na opção correta, o jogo mostra curiosidades sobre o alimento e informações como tipo da planta, origem e valor nutricional. Além disso, dá para visualizar e imprimir sugestões de receitas com cada alimento. É um jogo que também pode ser utilizado em sala de aula para descobrir os alimentos que os alunos conhecem e ajudá-los a conhecer muitos outros – dá até para organizar um piquenique com as opções que a turma ficou mais curiosa para experimentar! Para acessar o jogo, clique neste link.