Carregando...

Ensino Fundamental 6, 7 e 8 anos RECEITAS DE FAMÍLIA

Sobre Nós

Meu nome é Patrícia e sou graduada em Geografia (PUC - MG) e Pedagogia (UFMG). Atualmente trabalho em dois turnos, lecionando para o 5º ano, no período da manhã, no Colégio Tiradentes da PMMG e para o 3º ano, no período da tarde, na Escola Municipal Américo Rennê Gianetti. Sou professora por opção e sou apaixonada pela minha profissão.

A turma que participa deste projeto é a turma do 3º. Uma turma heterogênea, composta por alunos com histórias de vida comoventes e que era considerada por muitos como "impossível", mas que vem vencendo barreiras e crescendo a cada dia.

A turma em questão assim como eu e toda a escola recebeu com muito entusiasmo a proposta deste projeto e vem se empenhando ao máximo para atingir os objetivos propostos.

Resumo

O desafio proposto é criar um livro de receitas da turma, onde cada aluno terá a oportunidade de levar o livro para casa e juntamente com a sua família registrar uma receita que faça parte da história deles.

Além dos ingredientes e do modo de preparo, o aluno deverá ilustrar a receita e contar um pouquinho da história da mesma, dizendo o porquê da receita escolhida fazer sucesso em sua família.

O livro será iniciado por mim e visitará a casa de todos os alunos da turma.

Objetivos

Resgatar histórias de família

Estimular habilidade escrita

Levar os alunos a perceberem os alimentos que ingerem e suas preferências

Motivos

Considerei importante, porque irá inserir a família no desenvolvimento do projeto e principalmente, porque o alimento será tomado como prática cultural, resgatando histórias, recordações, sabores, etc.

Passo a Passo

1º - Apresentação dos objetivos do projeto

2º - Apresentação da minha receita e da história da mesma

3º - Produção do livro de receitas da turma

4º - Apresentação das receitas e de suas histórias por parte dos alunos

5º - Escolha de uma receita para realização de uma cozinha experimental


Avaliação

Através da participação e da produção escrita dos meus alunos, percebo que eles aprenderam o que me propus ensinar.

Quem Participou

A família dos alunos

Monitora do PSE

Coordenação da escola

Servidoras da cantina

Conexões

Sim, através do incentivo da produção escrita.

Desdobramentos

O desdobramento principal dessa parte do projeto ficou relacionado a prática de cozinhas experimentais realizadas a partir das receitas e das histórias contadas pelos alunos.

A princípio, a proposta era a realização de apenas uma cozinha experimental, mas o desejo dos alunos e de alguns pais em mostrar suas receitas e histórias foi tão grande, que outras cozinhas experimentais, contando inclusive com a vó de uma aluna participando, será realizada, após a publicação desta etapa no site.

Alegrias

O envolvimento da família da maioria dos alunos.

Nem Tudo São Flores

Infelizmente, há familiares que não se envolvem com os projetos da escola e alguns alunos não preencheram o livro de receita.

Referências

MORAIS, Luciana Patrícia de. Comida, identidade e patrimônio.: articulações possíveis. Disponível em: ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/historia/article/download/25749/17200. Acesso em 15/09/2015.

ABDALA, M. C. Receita de mineiridade: a cozinha e a construção da imagem do mineiro? Uberlândia: Edufu, 1997.