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Educador Físico Movimentar-se na escola

Sobre Nós

Neste desafio, além da aliança entre professores, cantineiras e pessoal administrativo, chamamos a atenção das senhoras da limpeza, com uma atividade específica de  movimentação das crianças  do primeiro ano que ajuda a equipe da limpeza.

Também envolvemos os monitores dos alunos de educação especial, numa outra atividade física com as crianças do terceiro ano.



Passo a Passo

As salas A,B,C,e D, do primeiro ano, foram convidadas a participar da atividade de recolher folhas secas, galhos, gravetos e cascas para a compostagem das hortas escolares. Também cataram plásticos e papéis pelos corredores e encostas gramadas da escola, após o recreio. Ver depoimentos de D. Edinah de Oliveira e D. Rosângela Santos (senhoras responsáveis pela limpeza escolar) - quatro primeiras fotos.

Os alunos do terceiro ano foram com o professor Paulo e a professora Maria Paula, regente da sala E, até o Parque Municipal Lagoa do Nado, vizinho à escola, para prática das atividades  físicas específicas. Ver depoimento anexo da professora - seis últimas fotos.

Descrição das capacidades físicas apresentadas:  

Capacidades físicas envolvidas no exercício do PRIMEIRO ano, nos corredores e áreas verdes da Escola:

1- Velocidade: rapidez de coleta para propiciar a troca das crianças coletoras na atividade e reunir material para a compostagem;

2- Equilíbrio: postura centrada, mesmo se a criança agachar ou tombar o corpo para frente;

3- Tempo de reação; coordenação motora ágil, para usar as mãos e alcançar o maior número de folhas;   

4- Flexibilidade: uso intensivo e coordenado do maior número de músculos necessários;

5- Agilidade: rapidez  de resposta muscular para potencializar a atividade.

Capacidades físicas envolvidas no exercício do  TERCEIRO ano, no parquinho do Parque Municipal Lagoa do Nado, anexo à Escola:  

 1- Força: tensão contínua de apreensão manual dos objetos;

2- Potência muscular: resposta muscular adequada ligada ao tônus ;

3- Resistência cardiorrespiratória: capacidade de coração e pulmões trabalharem juntos e coordenadamente para oxigenação exigida pelo exercício ;

4- Equilíbrio: postura centrada, mesmo que a criança saia do eixo normal corporal;

5- Flexibilidade: uso intensivo e coordenado do maior número de músculos necessários.

Descrição do momento em que os movimentos dos participantes apresentam determinada capacidade física: 

PRIMEIRO ano:

1-Velocidade: ímpeto inicial do grupo de crianças para começar rapidamente a coleta;

2- Equilíbrio: cada participante agacha, levanta, vira de lado, coordenando tronco, pernas, braços e mãos, além de pescoço, cabeça e especialmente olhos;

3- Tempo de reação: envolve essencialmente cérebro, olhos e mãos;

4- Flexibilidade: repetição contínua dos movimentos, além do incremento da respiração;

5- Agilidade: raio de ação maior, envolvendo também a visão periférica;

TERCEIRO ano: 

1- Força: apreensão intensa da barras de exercício;

2- Potência muscular: exercício chamado "estrelinha" (quando todo o corpo gira como se fosse uma roda) além das barras (quando o aluno dependurado percorre, usando as mãos, um trilho acima do seu corpo);

3- Resistência cardiorrespiratória: na corrida, ou quando se dependura;

4- Equilíbrio: fazer a ''estrelinha" e repeti-la várias vezes;

5- Flexibilidade: pronta adequação a diferentes exercícios-brincadeiras.


Objetivos

Promover atividades físicas com gasto energético que podem ajudar o emagrecimento;

Combinar educação física com jogos e brincadeiras;

Aplicar tabela de planejamento docente da Secretaria Municipal de Educação-SMED de Educação Física para Desafio 3, no terceiro ano.

Avaliação

Conversa coletiva com os alunos sobre as vivências dos movimentos, retomando a execução dos exercícios após a explicação docente; 

Percepção dos professores do processo de conscientização do aluno sobre sua perda de peso, decorrente da prática de atividades físicas e escolhas alimentares ;

 (Observação: Clarissa e Pedro Henrique, da sala E, já apresentaram uma perda de peso significativa e aparente);

Demonstração pessoal e crítica por parte dos alunos com o próprio lanche e o lanche dos colegas;

Solicitação discente da prática de atividades físicas, na ajuda do controle de peso e manutenção da saúde; 

 Tabela de Planejamento Docente para Educação Física;

(Observação: as letras I, T e R na coluna de abordagem significam respectivamente: Introduzir, Trabalhar e Retomar) 


Quem Participou

Senhoras da equipe de limpeza escolar;

Monitores de educação especial;

Equipe da Escola para o Projeto: Dulce, Pedro, D. Graça, Graziela e eu próprio;

Professoras ligadas as salas; Elcie, Roberta, Graziela, Simone, Maria Paula;

Equipe de Informática do turno e do Projeto Escola Integrada; Tháis e Pedro; 

Conexões

O recolhimento de folhas secas, gravetos e cascas de frutas para aumentar o volume do depósito de compostagem das hortas escolares enriquece , sem dúvida, o Projeto das Hortas Escolares;

A atividade física melhora a disposição escolar para os ensaios do Projeto Oficina Coral de canto gregoriano;

A Educação Física  auxilia Ciências no estudo anatômico e na queima de calorias para o controle do peso.

 

Desdobramentos

Incentivo ao Projeto Horta Escolar;

Incentivo ao Projeto Oficina Coral de música antiga, com acréscimo de canções da bossa nova e folclóricas nacionais ligadas ao assunto alimentação e consciência corporal;

Atividades enumeradas no Primeiro Desafio, que serão completamente executadas no Terceiro Desafio.

Alegrias

Empenho multidisciplinar da comunidade escolar;

Possibilidade de atividades que extrapolem o ambiente da sala de aula;

Apoio da Direção, da Coordenação de turno  e da Coordenação do Projeto Escola Integrada.

Nem Tudo São Flores

Exiguidade dos prazos;

A alfabetização inicial e incipiente do Primeiro Ano impede a distribuição de textos mais profundos, como aqueles dados ao Terceiro Ano;

Horários escolares rígidos dificultam atividades extra-classe;

Recursos tecnológicos, principalmente aqueles ligados à informática e à memória audiovisual, são limitados  no ambiente escolar, dificultando o cumprimento das atividades do Projeto dentro dos prazos e com a eficácia esperada;

O cotidiano escolar sobrecarregado dificulta a reunião da equipe envolvida no Projeto.

Expectativas

Aumento da cobrança recíproca entre os alunos para evitar sujar a Escola;

Reivindicação escolar crescente por maior número de aulas práticas na área verde do Parque anexo;

Maior observação do próprio corpo e de suas inúmeras potencialidades;

Valorização do trabalho das senhoras responsáveis pela limpeza da escola;

Aumento da auto estima do corpo discente, docente e da equipe de apoio, já que as diferentes funções foram valorizadas.

Revisão

Prazo maior;

Melhoria do equipamento da Sala de Informática e dos recursos da memória audiovisual;

Mudança dos horários das aulas, visando flexibilização para completar as tarefas;

Promoção de um maior número de encontros entre os profissionais envolvidos e os familiares responsáveis.