Carregando...

Cozinheiras Experimenta para você ver!

Sobre Nós

 Meu nome é: Elaine sou cozinheira da rede à dez anos, amo o que faço e me sinto totalmente realizada, quando as crianças elogiam meus pratos "isso não tem preço". As crianças da minha escola tem uma ótima aceitação em relação ao cardápio servido, com algumas exceções. A escola é construída dentro de um parque super agradável e temos a colaboração total de nossa gestão e de todo o departamento de alimentação tornando assim nosso trabalho agradável e fácil de concluir com total sucesso.

Nome do prato

Peixe com batata ao molho de cenoura 

Minha receita

Peixe com bata ao molho de cenoura

·         15kg de cação (cubos)

·         200ml de vinagre

·         3 kg de batata

·         6 cebolas ( Picada)

·         9 dentes de alhos ( picados)

·         15 tomates picados

·         3 kg de cenouras

·         3 xicaras de salsa

·         Sal a gosto ou tempero completo (lembrando sempre, que estamos cozinhando para crianças)

          Rende 330 porções 

Modo de preparo:

·         Cozinhar a batata até ficar ao dente (reserve);

·         Cozinhar a cenoura até ficar macia, bata no liquidificador a cenoura com a água que foi feito o cozimento (reserve);

·         Dourar a cebola e o alho, juntar o tomate picado e dourar por 3 minutos;

·         Colocar o peixe mexer devagar, cozinhar em fogo baixo por 30 minutos;

·         Acrescente o sal, a batata, o creme de cenoura e a salsa. Servir quente.

Obs: O cação pode ser substituído por outro peixe e a batata inglesa pode ser substituída por batata doce.

Dica:  "Preparar sempre com amor, tranquilidade e equilíbrio”.

Motivos

Decidi criar esse receita pela grande rejeição  ao peixe e a cenoura.

Meu desafio foi preparar uma receita agregando os dois ingredientes em uma mesma preparação de uma maneira saudável e que tivesse uma boa apresentação, com o objetivo de se tornar um prato gostoso, saudável e com uma aparência agradável e prazerosa, acrescentei a batata como atrativo inicial por ser um alimento de boa aceitação das crianças.

Quem comeu

Sim, aos estudantes e aos professores.

Quem gostou

Sim, observando e ouvindo relatos das próprias crianças como : " Tia, eu não como peixe nem da minha mãe, mas comi o seu e gostei!".

Mas, também algumas crianças exitaram até experimentar quando consegui convence-las  com uma pequena porção e voltaram para repetir o prato, inclusive o peixe.


Alegrias

Oque me deixou satisfeita foi concluir o meu objetivo no qual  a maioria experimentou pelo atrativo (batata) o molho de cenoura camuflou a cenoura que na primeira observação das crianças não houve a recusa por não visualizar os pedaços da mesma, por estar em formato de creme, assim consegui fazer com que elas sentissem vontade de experimentar e consequentemente gostar do sabor quebrando o tabu “eu não como peixe”.

Nem tudo são flores

Incluir a educação nutricional na disciplina das crianças, porquê percebo que as crianças tem o conhecimento mas  precisam ser ampliados  tornando assim a aceitação de alimentos essenciais como peixe e ainda não é aceitado como deveria.

Encontrei também problemas nas crianças que rejeitam só pelo simples fato de ser o alimento que “ não aceitam” sem ao menos experimentar.


Revisão

Não faria nada diferente, pois tudo que fiz foi concluído de acordo com as  expectativas.

Mas é valido um conselho para futuros que executarem a receita: Cozinhar com amor e profissionalismo construindo pratos com o sabor e visual agradável .