Carregando...

ATE Hidratação e Exercício... dupla perfeita!

Sobre nós

Me chamo Luciane Araujo, sempre gostei desse universo escolar, quando pequena gostava de brincar de "escolinha" e já na escola ia ajudar a professora do pré-primário como voluntária. O tempo passou e a vida me levou para outros caminhos e um dia sem muita pretensão  prestei o concurso para ATE na Prefeitura de São Paulo,  passei e fui trabalhar  justamente na escola onde cursei da 1ª à 8ª série, um sonho, tive o privilégio de trabalhar com professores que me deram aula no primário.

Depois de 2 anos fui convidada para ser secretária de Escola  na EMEF Prof. Remo Rinaldi Naddeo, no bairro do Morro Doce , zona Oeste de São Paulo, e já estou nessa função à 6 anos, nesse tempo cursei Pedagogia, me formei e prestei o concurso para professor de Ensino Fundamental no ano de 21014, no qual passei e aguardo ansiosamente ser chamada, para aí sim realizar meu sonho de me tornar professora.

Nesse meio tempo procuro da melhor forma possível exercer minha função com maestria, me envolvo em todos os projetos da escola, tanto pedagógicos, como culturais, faço parte da Comissão de Eventos onde ajudo realizar passeios, festas, formaturas entre outros. Trabalho no horário das 7h às 15h30, portanto convivo com todas as turmas da escola que variam de faixa etária entre 6 e 14 anos.

Nossa escola possui um ótimo espaço, além de ser linda, modéstia parte a mais bonita do bairro, com um grupo de professores sempre prontos a ajudar e desenvolver sempre o melhor em benefício da educação de qualidade, gestores sempre prontos a ouvir e praticantes de uma gestão democrática.

Para desenvolver os desafios escolhi a turma do 7º ano, acredito que nessa faixa etária será possível desenvolver um excelente projeto, pois são alunos questionadores e com vontade de aprender.

Passo a passo

Para desenvolver o desafio "Agua, tudo de bom!"

1º Passo: Em um bate papo com os alunos dos 7º anos, fizemos uma roda de conversa para discutir a importância da água em nossas vida, como manter o corpo hidratado, as consequências da desidratação, o que devemos tomar para deixar o corpo bem hidratado; aproveitamos o momento para explicar sobre a importância de economizar água nos dias de hoje, dicas de como economizar água em casa. Os alunos relataram como fazem para economizar água em casa junto com sua família. Explicamos as formas diferentes de tomar água, como água aromatizada e seus benefícios. Pedimos para os alunos conversarem com suas famílias e repassarem  tudo que aprenderam nessa aula, e trazer dicas de água aromatizadas para ser colocada em nosso livro de receita.

2º Passo: Em posse das sugestões dos alunos foi confeccionado um livreto com a importancia da água para nossa vida, com todas as dicas de como se manter hidratado, como economizar água, e as receitas de águas aromatizadas para serem feitas em casa junto com a família.

3º Passo: Com os alunos dos 7º anos  após a aula de educação física, foi feita uma degustação de água aromatizada e entregue o livreto para cada aluno levar para casa para usufruir junto com sua família.

 

Objetivos

Avaliação

Quem mais participou?

Para desenvolver esse desafio pude contar com as professoras dos 7º anos que disponibilizaram as aulas para que fosse possível desenvolver o desafio. Aproveitei   a oportunidade para que professores e funcionários da escola durante o seu intervalo  experimentassem águas aromatizadas e aproveitasse de seus benefícios.

Conexões

sim, com esse desafio pude aproveitar a importância da água para passar também para os alunos do outro desafio "Quem escolhe é você", assim ensinando da importância de se manter hidratado principalmente após as atividades físicas.

Desdobramentos

Após o desafio tive o retorno de alguns alunos que   fizeram as receitas em sua residência e que estão usando todas as dicas que foram passadas.

Alegrias

A participação dos alunos e das familias que se dispuseram a ajudar com dicas e receitas para que fosse possível desenvolver o desafio.

Nem Tudo São Flores

Infelizmente no decorrer do Projeto sofri um acidente que acabou me afastando por um período da escola, isso fez com que o tempo fosse o meu maior inimigo.

Gostaria de ter tido mais tempo para desenvolver o projeto com mais salas,para abranger um maior público.

Houve resistência de alguns alunos para experimentar as águas aromatizadas e alguns alunos que experimentaram não gostaram.

Expectativas

Espero que os alunos adotem para a vida as dicas e sugestões que foram passadas, que as famílias lembrem-se sempre da importância da água e que o ato de economizar água seja feito sempre, não apenas em época de racionamento.

Revisão

O desenvolvimento desse desafio ficou "meio corrido", acredito que houve falta de um planejamento mais específico.