Carregando...

Cantineiras Experimenta para você ver!

Sobre Nós

Meu nome é Kelly, trabalho na Escola Municipal José de Calasanz há 5 anos, na Regional Nordeste, em Belo Horizonte. Minha função é de Cantineira do turno da tarde. Minha relação com os alunos é ótima; eles apreciam muito alguns pratos que eu preparo, como torta de legumes e arroz  doce. Nesta Escola, tenho um bom relacionamento com os colegas de trabalho  e estou satisfeita com minha função.

Nome do prato

Nhoque de Legumes

Minha receita

Nhoque de Legumes

Ingredientes:

      1 1/2 Kg de moranga ; 1/2 kg de inhame ; 900 g cenoura; 400 g de cebola.

      1 kg de tomates picados; 500 g de cebola; 400g repolho (cortado fininho); 2 kg de peito de frango cozido; 10g de orégano; 1 maço de salsinha; 1 maço de cebolinha; 2 latas de molho de tomate; sal a gosto

Modo de preparo dos nhoques:

Lavar todos os ingredientes .

Descascá-los e cortá-los em pedaços médios.

Cozinhar,  na panela de pressão, todos os  ingredientes com uma pitada de sal por aproximadamente 4 minutos após a fervura.

Escorrer e espremer os legumes em um espremedor de batatas.

Acrescentar 250 g de farinha de trigo comum. Caso fique um pouco mole colocar mais um pouco de farinha . Fazer os rolinhos e cortar . 

Colocar aproximadamente dois litros de água para ferver para realizar o cozimento da massa. Colocar a massa aos poucos na água. A medida que forem subindo retirar e escorrer.

Modo de preparo do molho:

Refogar a cebola junto com o repolho, o tomate, o molho, o frango e por último orégano e sal. Cozinhar e após ferver junte a salsa e a cebolinha.

Finalização:

Coloque os nhoques em uma travessa ou tabuleiro . Cubra com o molho.

Servir.

 

 

 

 

 

Motivos

A receita foi criada com estes ingredientes pois notei um grande desperdício de alimentos quando havia esses ingredientes (repolho, moranga, inhame e cenoura) no cardápio. As crianças em geral não gostam e separam no prato. Pensei no nhoque pois observo que eles gostam muito de massa e de pratos diferentes.

Quem comeu

Foram chamados para experimentar o prato a direção da escola, os professores e finalmente após aprovação prévia o  meu objetivo: os alunos.

Eram crianças de 9/10 anos de idade. Eles adoraram e não houve nenhum desperdício.

Quem gostou

Todos apreciaram bastante. Alguns, quando perguntados, diziam ser de batata. Nenhum aluno percebeu os ingredientes antes rejeitados. Ao serem informados, não se importaram e pediram mais. Foi um sucesso.

Alegrias

O que me deixou mais satisfeita foi ver as crianças comendo e perceber, pela reação deles, que eu havia alcançado meu objetivo.

Um prato nutritivo e saboroso!

Nem tudo são flores

Durante a criação da receita fiz alguns experimentos que não deram certo e foi preciso modificar: antes o repolho era na massa mas a mesma ficou muito pesada, então troquei e o coloquei no molho.

Acho que consegui a receita perfeita ao gosto das crianças e adultos da escola. 

Revisão

Todas as mudanças necessárias foram feitas no processo da criação do prato. Agora não modificaria nada.