Carregando...

Ensino Fundamental 6, 7 e 8 anos CORES, SABORES E TEXTURAS DESAFIANDO O PALADAR

Sobre Nós

Sou Luciellen Eufrásio de Carvalho Ferreira, tenho 30 anos e 10 de magistério, sou apaixonada pela educação e desde os meus 10 anos sonhava em ser professora, fiz magistério no ensino técnico no CEFAM- Guarulhos e lá aprendi a amar a educação, sempre busco novos desafios e melhorar constantemente como pessoa e profissional, tento me aprimorar em meus estudos e meu maior desafio é ter harmonia entre a teoria e a prática, amo ser professora alfabetizadora e sou encantada pelo processo mágico da criança conhecer o mundo da palavra. 

Este ano estou com uma turminha fantástica de primeiro ano, com 30 alunos, meus alunos são atenciosos, participativos, curiosos e estão sempre dispostos a um desafio, tento aproveitar ao máximo essas características, a maioria dos meus alunos já estão lendo e isso me deixa com uma grande satisfação e alegria, por que é resultado de um trabalho feito com muito amor, carinho e o desejo ardente de uma educação transformadora. 

Minha escola EPG Manoel Rezende da Silva é situada no Parque Residencial Bambi em Guarulhos, um bairro praticamente rural e que conseguiu melhorias há pouco tempo, nossa escola é acolhedora, equipada de muitos materiais, gosto de dizer que aqui é minha casa, meu lugar, me sinto confiante e feliz em trabalhar em um lugar que permite extrapolarmos em nossa criatividade e atividades que beneficiem os nossos alunos, tenho uma coordenadora fantástica a Jacqueline, uma equipe muito participativa, com profissionais excelentes que lutam por uma educação de qualidade, sou grata em ter a oportunidade de fazer parte dessa equipe e me realizar profissionalmente, mesmo com imensos desafios na educação, ainda assim me realizo em meu trabalho e em seu resultado com os alunos e pais que são participativos.  

Passo a Passo

Iniciamos este desafio ensinando os cinco sentidos, as crianças aprenderam que não apenas sentimos o gosto da comida, mas precisamos utilizar todos os sentidos para identificar se gostamos ou não de um determinado alimento.

Passei o vídeo para eles sobre o paladar expliquei.

https://www.youtube.com/watch?v=T7RWh9IeTBo

Este vídeo fala sobre o paladar e sabores. 

Então me aprofundei ao sentido do paladar explicando que podemos sentir os sabores e texturas, perguntei a eles quais os sabores que conheciam, eles responderam doce e salgado, falei que havia outros sabores como azedo, picante, amargo, agridoce e que alguns alimentos tinham mais de um sabor, expliquei também a textura carnudo, fibroso, arenoso, aguado, massificado, saboroso, espinhento, gostoso e ruim, nojento entre outros.

Expliquei aos alunos, cada um desses sabores, como identificar e associar os alimentos com as suas características, li no dicionário Aurélio o significado dessas palavras que eles desconheciam. Os deixei manipularem os dicionários ilustrados e diferentes dicionários que tem sala. Expliquei pra eles sobre o dicionário, sua utilidade, e quando devemos utiliza-lo.

Fizemos várias seções de experimentação com diversas salas em cooperação e depois de cada etapa escrevíamos em nosso caderno os sabores cores e texturas para depois transcrever para o dicionário que confeccionamos. 

1° seção- Experimentamos um bolinho delicioso de arroz e espinafre que nossa sala fez a receita, apreciamos com alguns alunos da professora Dayane do 1° C, depois experimentamos o espinafre puro para eles conhecerem o sabor e saber que ele é gostoso dependendo de como ser preparado. 

2° seção- Eu levei morangos maduros para a escola, na sala de aula fizemos danone caseiro com a fruta, as crianças amaram esta experiência de sentirem e conhecerem o iogurte de maneira natural e não industrializado. 

3° seção- Frutas deliciosas manga, maçã, pêssego, melancia, laranja, pera, uva, banana, melão, mexerica, abacaxi, morango, goiaba, mamão. Pedi para que eles sentissem o sabor, cheiro, textura, com o que parecia aquela fruta, foi muito interessante e gostoso a experimentação.

4° seção- Eu levei para a escola um bolo de milho natural que fiz em casa, para que os alunos experimentassem e descrevessem todas as características degustativas do bolo.

5° seção- Nós fizemos um piquenique no pátio da escola junto com a sala da professora Taiga 2° D e Adenilde 2° C. Com essa atividade, podemos fazer com que as crianças tenham mais contato com frutas, lanches saudáveis ,bolos e alguns alimentos que são industrializados e eles puderam comparar, qualificar e quantificar, colocamos dois cartazes saudáveis e não saudáveis, depois separamos nos grupos de alimentos e por fim saboreamos o piquenique novamente pensando no sabor, textura e cor. 

6° seção- experimentamos uma salada de arco íris com verduras e temperos da nossa horta como: alface crespa, alface Roxo, couve, repolho, agrião, rúcula, cenoura, beterraba, cebolinha, coentro, hortelã e limão para temperar a salada. 

7° seção- sopa de batata, arroz, frango, vagem, cenoura, chuchu, tomate temperado com cebolinha. 

Finalizamos o dicionário de cores e sabores, dividi a sala em grupos para poderem transcrever os sabores, cores e texturas que sentiram nas experimentações para o produto final, como é primeiro ano, eu fiquei satisfeita com o resultado e feliz, foi cansativo escrever todos ele, mas o trabalho ficou lindo e divertido com as palavras dos meus pequenos. 

Objetivos

  • Experimentar,  conhecer e saborear novos alimentos;
  • Usar os cinco sentidos para se alimentar;
  • Ampliar o vocabulário de expressões para descrever os alimentos;
  • Entender o significado dos sabores;
  • Confeccionar o dicionário focando no letramento e escrita espontãnea;

Avaliação

A avaliação foi contínua em cada parte do processo, em cada atividade, na interação, nas rodas de conversas e como os alunos reagiam a cada nova história ou experimento, os alunos corresponderam muito bem a cada etapa desse desafio demonstrando compreender os assuntos que foram abordados e se os alunos estavam experimentando e fazendo a viagem deliciosa pelos sabores

Quem Participou?

Nesse desafio várias pessoas participaram e colaboraram as cozinheiras, principalmente a cozinheira Sandra que ajudou a preparar todos os alimentos e disponibilizou os alimentos da merenda escolar para podermos realizar as atividades, o agente escolar Leonardo, as professoras Dayane, Taiga, Adenilde e seus alunos, a direção da escola, os pais que acompanhou e valorizou cada etapa do desafio.

Conexões

As experimentações e a confecção do dicionário fez parte dos conteúdos do planejamento anual e foi embasado no QSN (quadro de saberes necessários da rede)

Desdobramentos

Trabalhei os 5 sentidos em especial o paladar,a escrita espontânea e correção ortográfica do texto.

Alegrias

Foi muito gostoso, gratificante e saboroso ver os alunos experimentando novos alimentos que eles não conheciam e apreciarem o sabor, foi enriquecedor ampliar ovcabulários dos alunos com palavras novas e ensinar como utilizar os cinco sentidos a favor de uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa. 

Nem Tudo São Flores

Acho que fiz o melhor, não tenho do que reclamar, talvez poderia fazer outras experimentações foi gratificante e maravilhoso ver as crianças descobrindo o verdadeiro sabor dos alimentos e aprendendo a experimentar novos alimentos. 

Expectativas

Espero que meus alunos comecem experimentar novos alimentos em casa, apreciem o sabor dos alimentos com mais calma e degustando com mais caracteristicas a descrever o que esta comendo, que o ato de comer seja mais saboroso e apreciado por toda a família 

Revisão

Poderia desenvolver mais atividades se tivesse tempo para ampliar e aprimorar as experimentações, mas estou feliz e realizada com o apresentado