Carregando...

ATE ÁGUA, TUDO DE BOM!

Sobre nós

                   Olá meu nome é Taiane sou casada tenho dois filhos e sou estudante no curso de pedagogia. Sou inspetora de alunos a seis anos e na atual escola estou a três anos. Estudei no Queiroz filho durante o meu ensino fundamental inteiro. Minha diretora meus professores tive o prazer de trabalhar com eles, na escola que cresci e aprendi muito. 

          Amo o meu trabalho e faço com muito amor, é gratificante ver e poder compartilhar o dia a dia de nossos alunos.

Passo a passo

1- explicar os benefícios da água

Expliquei para os alunos a importância do consumo da água e os benefícios que elas nos trás.

Citei sobre sentir sede que é um sinal de alerta que o corpo emite que você precisa urgente de água.

Usei 3 garrafas pets transparentes com corante para que eles vissem a tonalidade do xixi, o mais escuro corpo desenvolvendo desidratação tome água com mais frequência (urina da manhã) , agua coloração média preciso de mais água e tonalidade clara está excelente o consumo de água.

Desta forma o aluno pode indentificar sozinho os sinaís que o corpo emite para seu perfeito funcionamento.

Orientei os alunos sobre a importância de trazer a escola uma garrafinha para que possam se hidratar durante o dia todo. Que tomar suco de caixinha e refrigerantes não é o suficiente para seu corpo retirar a água, pois neste produtos existem muto corantes e produtos químicos.

2- Degustação da água

Ofereci para os alunos a água saborizada como uma opção de se manter saúdavel e hidratado.

Coloquei no intervalo uma mesa acessível para eles, todos puderam desgutar e provar de 3 sabores: Laranja, limão e amora. Abacaxi com hortelã que fi colhida da nossa horta. Maça com canela. 

Tivemos diversas reações, uns gostaram outros fizeram muita cara feia mas de um modo geral as opniões se dividiram pois uns gostaram mais de um sabor e tomaram muito.

3- Livro de receitas

Entreguei aos alunos folhas de um livro que reproduzi de receitas e pdi para que em casa duvidisem a tarefa com os familiares, o pai escrevia a receita da água saborizada e o filho desenhava ou vice- versa.

Juntamos todas as páginas e formamos nosso livro de receitas.

 

 

Seu Ensaio

           Pesquisei na internet os benefícios de tomar a água saborisada e sabores atrativos para nossas crianças degustarem.

          

Quem mais participou?

            Para que este projeto desse certo contei com a ajudas da meninas da cozinha, com minha equipe gestora e todos os nossos queridos alunos que estão sempre prontos a experimentar novos desafios.

Conexões

              Sim, atividades foram realizadas no período do intervalo e nos tempos vagos subia nas salas para conversar com eles e explicar a importância de consumir água.

Desdobramentos

      Não .

Alegrias

             Fiquei muito feliz em ver o envolvimento das criaças em interagir com o tema, depois da explicação muitos e procuravam para contar como estava a cor da urina comparada com o exemplo da garrafa. 

             O envolvimento dos pais, talvez muitos deles ainda não conheciam este modo de ingerir água saudável.

             Em ver o envolvimento de muitos alunos para provar a água saborizada. 

            De algum modo acredito ter plantado um sementinha do saber para que eles comecem a se preucupar com o corpo e saúde. Entender os sinais que o corpo emiti é fundamental.   

Nem Tudo São Flores

                 Gostaria de poder de alguma forma atingir os alunos que não se interessaram e provar a água saborizada.

Expectativas

                    Espero que depois desta experiências nossos alunos e seus familiares possam pensar na importância do consumo da água e perceba que é um hábito que muitos precisam melhorar.

                     Que possam pegar gosto e reproduzir as receitas em casa. 

                    

Revisão

             Eu teria me organizado, devido aos outros projetos foi difícil controlar o tempo, para poder oferecer mais vezes a água saborizada.