Carregando...

Ensino Fundamental 6, 7 e 8 anos Para sacudir o esqueleto! Corpo em movimento mais saúde.

Sobre Nós

NOSSO GRUPO É FORMADO POR 17 CRIANÇAS E DURANTE TODO O ANO LETIVO BUSCAMOS NOS CONHECER E RESPEITAR CADA UM. EM NOSSA CONVIVÊNCIA , CONSTRUÍMOS MOMENTOS E SITUAÇÕES DE DIÁLOGO NAS QUAIS GESTO DE DELICADEZA E LAÇOS DE UNIÃO FORAM SE FORTALECENDO E PARTILHADO PELO GRUPO.

Passo a Passo

A PROPOSTA DESTE PROJETO VISA DESENVOLVER COM OS ALUNOS BRINCADEIRAS ANTIGAS, QUE DIFICILMENTE SÃO USADAS PELAS CRIANÇAS DE HOJE, COM INTUITO DE CONSERVAR A MEMÓRIA E O PRAZER POR ESTAS BRINCADEIRAS, POSSIBILITANDO ÀS CRIANÇAS CONHECIMENTO DE QUE BRINCAR É IMPORTANTE PARA NOSSO CORPO.

AS CRIANÇAS PARTICIPARAM DA CONSTRUÇÃO DAS BRINCADEIRAS, INTERAGINDO COM OS AMIGOS, PROPORCIONANDO MOMENTOS DE CONVIVÊNCIA SAUDÁVEL, CRIATIVA E CONSTRUTIVA PARA TODOS.

ALÉM DISSO, CONFECCIONAMOS O QUADRO DAS BRINCADEIRAS E O DESENVOLVIMENTO DE CADA UMA.

 

Objetivos

ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEM COMO OBJETIVO A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS DO GRUPO E A POSSIBILIDADE DE CRIAR DIFERENTES SITUAÇÕES DE APRNDIZAGEM NAS QUAIS AS CRIANÇAS POSSAM  SE DIVERTIR, BRINCAR, FALAR, REPRESENTAR E REAPRESENTAR AS DIFERENTES BRINCADEIRAS.

  • COMPARTILHAR INFORMAÇÕES SOBRE AS BRINCADEIRAS.
  • PARTICIPAR DE SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS NAS QUAIS AS CRIANÇAS POSSAM AGIR E FALAR  SOBRE AS BRINCADEIRAS DE MANEIRA MAIS ESTRUTURADA.
  • CONHECER AS REGRAS DAS BRINCADEIRAS.
  • PERCEBER DIFERENTES MODOS DO "BRINCAR".
  • REALIZAR BRINCADEIRAS QUE DIZEM MUITO SOBRE O TEMPO, A CULTURA E AS CARACTERÍSTICAS DE CADA LUGAR.
  • RECONHECER A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS, COMO ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL.
  • EXPLORAR MOVIMENTOS COM O CORPO, PROMOVENDO O DESENVOVIMENTO DA MOTRICIDADE AMPLA, EQUILÍBRIO E LATARALIDADE.

Avaliação

O GRUPO AMPLIOU O REPERTÓRIO DE BRINCADEIRAS E O INTERESSE APRESENTADO FOI GRANDE.

DESTA FORMA, PROGRESSIVAMENTE CONSEGUIMOS RESGATAR AS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS.

Quem Participou

NOSSA TURMA E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

Conexões

NESTE DESAFIO, FORAM ENVOLVIDAS ÁREAS DE CONHECIMENTO:

  • ÁREA DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - ELABORAMOS UM QUADRO ESCRITA DOS NOMES DAS BRINCADEIRAS.
  • PSICOMOTRICIDADE - TRABALHAMOS COORDENAÇÃO GLOBAL
  • ARTE - EXPLORAÇÃO DO QUADRO"JOGOS PARA CRIANÇAS" DE PITER BRUEGHEL.
  • SOCIALIZAÇÃO - TRABALHAMOS OS COMBINADOS E AS REGRAS DAS BRINCADEIRAS.

Desdobramentos

CONSEGUIMOS DESPERTAR NAS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA O NOSSO CORPO E PARA TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.

Alegrias

FOI O ENVOLVIMENTO E O ENCANTAMENTO DAS CRIANÇAS PELAS BRINCADEIRAS. AS BRINCADEIRAS DEIXARAM AS CRIANÇAS MAIS SAUDAVÉIS, ATIVAS EM DIFERENTES MOMENTOS.

Nem Tudo São Flores

TER MAIS TEMPO PARA SER DESENVOLVIDO, O IDEAL UM TRIMESTRE.

Expectativas

CONHECERAM E AMPLIARAM O REPERTÓRIO CULTURAL DE BRINCADEIRAS.

Revisão

PARA 2017, IINICIAREI O PROJETO NO COMEÇO DO ANO.