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Ensino Fundamental 6, 7 e 8 anos Atributos dos alimentos

Sobre Nós

Meu nome é Patricia, sou matemática e pedagoga. Leciono no Ensino Fundamental I do Colégio Presbiteriano Mackenzie. Minha turma do 3º Ano A, com idades entre 7 e 8 anos, é muito interessada, envolvida nas atividades do cotidiano escolar e gosta de desafios.  Tenho 27 alunos e todos participaram desse desafio com entusiasmo. Essa turma é tão boa que dá GOSTO!

Passo a Passo

O desafio comprendeu as seguintes etapas:

1. Os alunos participaram da aula explicativa sobre gostos básicos (salgado, azedo, doce, amargo e umami);

2. Para conhecer o gosto Umami, os alunos assistiram um vídeo;

3. Posteriormente, foi realizada a degustação na cozinha experimental dos seguintes alimentos: mel (representando o gosto doce), iogurte natural (azedo), batata (salgado), café (amargo) e tomate (umami);

4. A professora explicou e ensinou, durante a degustação dos alimentos, novas palavras que representavam os atributos dos alimentos;

5. Os atributos de cada alimento representados pelos gostos básicos foram escolhidos pelos alunos;

6. Com base nos atributos escolhidos e nos alimentos que foram degustados, as crianças confeccionaram um minidicionário ilustrado (com os alimentos e respectivos atributos com seus significados);

7. Foi realizada uma sessão de apreciação dos alimentos com outros alunos da escola. Foram escolhidos por sorteio 5 alunos da classe que levaram os 5 gostos básicos, representados pelos alimentos degustados na cozinha experimental, sendo que cada aluno falou sobre o gosto e sobre os atributos do alimento que estava representando.

Objetivos

Objetivo geral: Confeccionar um minidicionário ilustrado com os atributos dos alimentos;

Objetivos específicos:

1. Compreender sobre os diferentes gostos básicos;

2. Conhecer o gosto Umami;

3. Degustar os alimentos de acordo com seu gosto para compreender suas diferenças;

4. Atribuir características aos alimentos experimentados;

5. Registrar suas percepções sobre os atributos dos alimentos;

6. Compartilhar o conhecimento com outros alunos da escola;

7. Ensinar palavras para ampliar o vocabulário das crianças.

 

 

Avaliação

Durante a degustação na cozinha experimental, os alunos puderam contar um pouco sobre o que aprenderam dos diferentes gostos básicos. Foram estimulados a descobrir quais eram os atributos dos alimentos que estavam experimentando, além de poder registrar no dicionário todas as suas percepções durante a aula e degustação. Ainda, como foram sorteados para compartilhar suas experiências com outros alunos, cada um deles estudou um pouco mais sobre o assunto.

Quem Participou

Além das crianças do 3ºAno A, participaram também, os alunos do 3ºAno C e as auxiliares educacionais.

Conexões

A partir deste desafio proposto, pudemos explorar assuntos correlatos nas aulas de português e de ciências. Durante as aulas de português, em todas as leituras de compreensão de texto foram mostrados glossários para que as crianças pudessem conhecer novas palavras e ampliar seus vocabulários. Nas aulas de ciências, por sua vez, pudemos explorar a importância de se ter uma alimentação saudável para mantermos a saúde do nosso corpo. Os alunos conheceram um pouco mais sobre os benefícios dos alimentos.

 

Desdobramentos

A aula explicativa sobre os gostos básicos despertou a curiosidade das crianças sobre o gosto Umami, que para muitos ainda era desconhecido. Esta curiosidade foi tão grande que houve continuidade da aula em casa, a medida que os alunos contaram aos pais sobre o que tinham aprendido em aula, e estes se interessaram em conhecer mais sobre ele.

Alegrias

O que me deixou mais satisfeita foi perceber que a medida que os desafios foram propostos, o interesse dos alunos e das famílias foi cada vez maior no que se refere a participação, envolvimento, aprofundamento dos conteúdos e  pesquisa sobre outros assuntos relacionados. E neste desafio, em especial, a satisfação se deu por conta dos alunos terem buscado conhecer novas palavras, mais atributos dos alimentos e o interesse pelo gosto umami.

Nem Tudo São Flores

No momento da degustação alguns alunos se recusaram a experimentar o gosto amargo representado pelo café. Um dos objetivos do desafio era envolver outras turmas na apreciação dos alimentos, porém só foi possível realizar a sessão de apreciação com apenas uma turma. Gostaria que os alunos envolvidos no desafio compartilhassem o que aprenderam com alunos de outras turmas.

 

Expectativas

Eu espero que meus alunos depois de terem participado deste desafio compartilhem o conhecimento aprendido sobre os gostos básicos,  saibam as diferenças dos alimentos de acordo com seus atributos e que busquem cada vez mais ampliar seu  vocabulário. 

Revisão

Gostaria de ter envolvido a maior quantidade possível de alunos na sessão de apreciação dos alimentos e poderia ter colocado outro gosto para representar o amargo, visto que não é muito apreciado pelo paladar infantil e algumas crianças não costumam consumir café.