Carregando...

Gestores Olhando melhor!

Sobre Mim

Sou professora de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No momento estou na gestão da EMEF Vinicius de Moraes como Assistente de Diretor.

Resumo

A EMEF Vinicius de Moraes é uma escola que foi construída na década de 80, e por isso sua estrutura necessita de constantes reparos que são realizados em conformidade com as necessidades.   Para a comunidade ela é referencia de boas gestões, inclusive a atual. Temos muitos funcionários que trabalham a mais de 15 anos, uma comprovação de que é um ambiente saudável de se trabalhar. Para os alunos essa situação se reflete positivamente e temos muitos filhos dos pais que já foram alunos estudando atualmente.

Observando o espaço de alimentação (refeitório) o ambiente é agradável, arejado, com possibilidade de estabelecer diálogos e é um espaço de circulação, porém nos horários de alimentação é destinado apenas para tal. Para que este ambiente fique mais adequado, para os horários de almoço do período da tarde, a proposta é que seja aberto o acesso à quadra coberta para  que os terminasse a refeição pudessem ter atividades diferenciadas enquanto esperam o horário de entrada. Para o horário da manhã como são menos alunos e o almoço é oferecido no horário de saída não há esta necessidade, pois os que terminam de almoçar já saem para ir embora. No horário da tarde é o contrário, eles almoçam e esperam para ir para as suas salas de aula. Nos horário de lanche não há problemas, pois para o período da manhã a quadra coberta é liberada e ao terminar o lanche,  quem deseja pode ir para a quadra e a tarde os intervalos de lanche são escalonados.

Quanto à estrutura física não temos cadeiras para todos, há um revezamento entre os alunos. Quem termina de almoçar para dar lugar para o outro sentar,  levanta e  tem o espaço onde não temos cadeiras onde estes alunos ficam.  Os talheres não são adequados para as idades, visto que são alunos com idade superior a seis anos. Os pratos são de plásticos e colheres metálicas, não há toalhas nas mesas e nem guardanapos são disponibilizados nas mesas. Nos banheiros que próximos do refeitório tem pias para escovação. Quanto ao conhecimento do que é servido todo final de mês a empresa responsável pela alimentação escolar nos envia o cardápio do mês seguinte. Este cardápio é disponibilizado em vários locais da unidade entre estes locais um próximo do balcão onde  são servidas as refeições e em cada sala de aula.

Para os primeiros anos as professoras e os ATEs acompanham no momento de lanche e nas demais refeições e para os outros alunos são os ATEs e uma pessoa da gestão que fazem este acompanhamento.

Todo momento de refeição ou em atividades os alunos são acompanhados por adultos, que os orientam e apoiam as cozinheiras nos momentos de servir para que este momento seja agradável. A função de cada adulto não é conhecida pelas crianças menores, em critérios de quem é ATE ou Gestão, porque são muitos funcionários e como são pequenos fica difícil para eles terem esta diferenciação. Mas conhecem que somos todos funcionários que os atendemos em suas necessidades.  Já os maiores estas funções são bem esclarecidas.

Os horários de almoço e lanche foram pensados para atender a questão socialmente praticada. Para o período da manhã o lanche é as 09h15 e o almoço das 11h50. À tarde o almoço é servido as 13h20 e o lanche dos primeiros e segundos anos as 15h10, terceiros e quarto as 15h50 e os quinto anos 16h40.   

Há desperdício de alimentos, principalmente nos dias em que são servidos peixe, alimento com pouca aceitação por parte dos alunos. Os resíduos são separados, os orgânicos são destinados ao minhocario e compostagem, dois processos realizados na própria escola com acompanhamento dos alunos.

Propostas de melhorias para 2018

 

  1. Refeitório : Para que este ambiente fique mais adequado, para os horários de almoço do período da tarde, a proposta é que seja aberto o acesso à quadra coberta para que os terminasse a refeição pudessem ter atividades diferenciadas enquanto esperam o horário de entrada.
  2. Estrutura: Aumentar a quantidade de  cadeiras,  abrir o acesso a quadra coberta  , providenciar toalhas para as mesas,  trocar os pratos de plásticos para os de vidros e o talheres de colher para garfos.

O que já foi providenciado:  As mesas   foram recoladas de maneira a proporcionar uma circulação melhor dos alunos.

  1. Quanto aos alunos conhecerem  os  adultos da unidade já fazemos um trabalho de apresentação  que intensificaremos com a entrada de novos funcionários. 

Quem Participou

Para este desafio contei com a participação das agentes de limpeza que ajudaram a pensar e alocar as mesas e cadeiras de maneira a deixar o ambiente mais agradavel para os alunos. 

Desdobramentos

A partir da formação e realização do desafio passei a ter um olhar mais atento para as questões alimentares, tanto no ambiente de trabalho como no familiar. 

Para os alunos e funcionários da unidade as mudanças realizadas trouxeram mais conforto  e consequentemente prazerosa. E  as que realizaremos trarão ainda mais satisfação. 

Alegrias

Foi muito gratificante proporcionar um ambiente mais agradavel para os estudantes. O refeitorio ficou com uma área de circulação que possibilitou maior organização. E em minha vida particular trouxe reflexão sobre a importancia da atividade fisíca e alimentação mais saudável. 

Nem Tudo São Flores

Acredito que foi valido e o que poderia trersido melhor seria arealização de todas as propostas. Mas como depende de verba temos que esperar para o ano seguinte. 

Revisão

Envolveria todos os seguimentos da unidade e comunidade. 

Valores

Quais valores simbólicos apresentados pelo Programa escolhi privilegiar com as mudanças no refeitório?

  • Saúde
  • Prazer
  • Autonomia
  • Diversidade
  • Sustentabilidade
  • Tradições Locais
  • Comensalidade
  • Equidade
  • Integralidade