Carregando...

Educador Físico Corpos em Movimento

Sobre Nós

Sou professor de Educação Física, costumo dizer que desde que me formei nunca mais trabalhei. Desenvolvo minhas aulas com muito prazer procurando inovar a cada dia, mostro em minhas aulas possibilidades e maneiras diferenciadas de meus alunos conhecerem o seu próprio corpo e experenciarem o Mundo. Além das aulas na Prefeitura também trabalho no Sesc. Na rede trabalho com crianças de seis a dez anos de idade, atendendo do 1º ao 4ºano do ensino fundamental, posso dizer que a cada dia percebo que meus alunos são únicos, com características próprias, por isso minhas aulas são dinâmicas, respeitando as diferenças,  deste modo,todos realizam o que é proposto. 

Minha escola possui duas quadras, sendo uma coberta, onde desenvolvo a maioria das minhas atividades. Existe também uma quadra menor e um grande espaço arborizado, onde realizo atividades diferenciadas, como proporcionar que meus alunos experenciem subir em árvores, a prática de slikeline, e outras atividades específicas. Na Unidade existe onze salas de aula, Sala de Informática e Sala Multiuso. Temos disponível em nossa escola Data Shows para aulas espositivas mais dinâmicas. Conto com o apoio de uma gestão que está sempre disposta a atender as nossas solicitações, desde que enriqueçam as possibilidades de nossos alunos.

Passo a Passo

Desde o início do ano tenho trabalhado com meus alunos a importância da atividade física e de uma alimentação saudável, dialogando e construindo com eles discussões significativas sobre a importância de cuidar do nosso corpo, para termos boa saúde. Importante ressaltar que este trabalho também vem sendo feito em sala de aula pelas professoras e também nas aulas de horta no projeto que existe na Unidade. Incentivamos que nossos alunos comam a merenda escolar, desencorajando a ingestão de salgadinhos, biscoitos, refrigerantes e etc. Quando trato em minha aulas da importância de sempre estarmos envolvidos em alguma atividade física, dialogamos sobre a importância do movimento para um corpo saúdavel. Para realizar o desafio de caminhada pelo entorno da escola, desde o primeiro bimestre foi elaborado junto com a cordenação da Unidade uma autorização para que os pais e responsáveis permitisssem que seus filhos saíssem da escola. Os responsáveis que se recusaram a assinar a autorização na reunião de pais, foram chamados pela coordenação individualmente e após conversa onde as coordenadoras trataram da seriedade dos nossos trabalhos, a questão do projeto fazer parte do currículo, assinaram as autorizações. Hoje temos todos os alunos do período da tarde autorizados a fazer práticas de aulas no entorno, podendo explorar e reconhecer seu bairro. Fiz também durante esse período a pesagem e as medidas das crianças,parte do outro desafio, todas as salas foram tabuladas. Para a primeira saída da unidade pude contar com a ajuda de vários colegas de trabalho, profesores CJS, inspetores, coordenadores, assistente e até o diretor que nos acompanharam na caminhada inaugural onde levei todas as salas pelo entorno, terminando com uma atividade de alongamento feita na quadra da escola. Nessas caminhadas as crianças puderam observar as várias árvores que existem ao redor da Unidade, também foi observado a presença de muito lixo que a comunidade descarta no terreno ao redor da escola, foi colocado também pelos alunos a presença de muitas aves, insetos e outros. Paramos para escutar o canto dos pássaros. Todos eles puderam fazer observações significativas sobre a região onde moram. Dando sequencia aos trabalhos, em outra aula, pudemos realizar Rodas de Conversa, onde pude estimular que eles desenvolvessem o pensamento crítico quanto ao espaço em que haviam reconhecido, conversamos sobre quem são as pessoas que sujam o terreno da escola, falamos sobre a presença de pássaros silvestres na cidade, falamos sobre a questão do terreno público abandonado e muitas outras questões que surgiram nos grupos. Durante as caminhadas feitas em minhas aulas com as salas individualmente, surgiu a ideia de estender esse convite a comunidade. Foram elaborados convites chamando  pais e responsáveis para caminhar juntamente com os alunos do integral, todas as segundas feiras. Esse convite também foi feito durante a nossa Ação Social - Dia da Família. Nesse dia foi oferecido a comunidade a oportunidade de conhecer seu IMC, parte do outro desafio. Ressalto que essa atividade se tornará permanente em nossa escola, contribuindo para aproximação da comunidade.

Objetivos

  • Estimular os alunos a conhecer e explorar o entorno;
  • Incentivar práticas de atividades física e hábitos saudáveis;
  • Criar oportunidades para que a comunidade se aproprie dos espaços;
  • Proporcionar momentos de reflexões para a construção de valores éticos.

          

Avaliação

Acredito num processo de avaliação constante, onde é dada a oportunidade dos educandos construírem aprendizagens a partir dos conhecimentos aprendidos. No decorrer do processo percebi que se tornaram mais críticos, observam seu entorno, são capazes de dialogar e questionar certas situações, propondo sugestões para determinadas situações, sendo minha função despertar curiosidades e reflexões, levando-os a  explorar algo novo, saindo de dentro dos muros da escola.  

Quem Participou?

Quando realizo atividades na escola acabo envolvendo todos em meus projetos, outros professores , inspetores, a gestão, proporcionarmos aos nossos alunos experiências inovadoras, de construções de aprendizagens de maneira prazerosa. Esses momentos em que a Unidade toda está envolvida, movimenta a escola,todos envolvidos em um único projeto. A Escola se torna viva, estando todos em um movimento único. No Bonifácio procuramos envolver todos os funcionários nos projetos, todos ajudam da sua maneira, posso contar com o apoio de todos, a coordenação faz esse vínculo fluir. Também temos a participação dos pais e responsáveis dos nossos alunos que participam da caminhadas com seus filhos.

Desdobramentos

Decidimos expôr no Dia da Família na escola ( Ação Social) algumas informações de nossas práticas de caminhada no entorno, foram relatados em cartazes algumas falas dos alunos, questões observadas no entorno. Acreditamos que através dessa divulgação podemos mostrar a comunidade que nosso trabalho aponta para desenvolver em nossos alunos a criticidade, tornando- os cidadãos capazes de refletir sobre suas escolhas, trabalhando para a construção de um ambiente melhor para todos.

Alegrias

Fico orgulhoso em realizar um trabalho que possibilite a construção de aprendizagens de maneira significativa e prazerosa para meus alunos, atavés da ludicidade e da exploração do movimentos construímos relações com o seu meio, despertando a observação, criando novas habilidades. Nessas atividades todos são convidados a participar, respeitando as diferenças e os ritmos de cada um.

Nem Tudo São Flores

Acredito que para o próximo ano poderíamos aumentar esse desafio para os dois períodos da Unidade, podendo fazer um trabalho em parceria com os professores de Educação Física da manhã. Também gostaria de obter maior participação dos pais e responsáveis em nossas caminhadas, trazer mais pessoas para dentro da escola.

Expectativas

Acredito que para o próximo ano poderíamos aumentar esse desafio para o período da manhã, podendo fazer um trabalho em parceria com os professores de Educação Física do outro período. Acredito que a formação da Nutrir poderia atender um número maior de professores, dando oportunidade de estabelecer parcerias dentro da Unidade escolar com mais professores.

Revisão

Chamaria mais professores para conhecer o Projeto Nutrir e construiria projetos articulados onde cada disciplina poderia dar sua contribuição, onde mais alunos pudessem entender o valor da Atividade Física, Sustentabilidade e Alimentação Saudável.

Alcance

Quantos alunos participaram do desafio?

240

Valores

Quais valores escolhi privilegiar no meu desafio?

  • Saúde
  • Prazer
  • Autonomia
  • Diversidade
  • Sustentabilidade
  • Tradições Locais
  • Comensalidade
  • Equidade
  • Integralidade