Carregando...

O que é o Nutrir nas escolas?

Nutrir nas Escolas faz parte do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, uma iniciativa da Fundação Nestlé Brasil para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e atividade física para crianças em idade escolar. O Nutrir promove formações de educadores e os convida a realizar, em suas escolas, ações de educação alimentar e nutricional e prática de atividade física.



O que é o Nutrir nas escolas?



Como funciona?

  1. 1º Passo: Parcerias

    A cada ano, a equipe do Nutrir entra em contato com Secretarias Municipais de Educação e estabelece parcerias com as cidades interessadas. Em 2016, participam do Nutrir escolas públicas de São Paulo (SP), Guarulhos (SP), São José do Rio Pardo (SP) e Belo Horizonte (MG), além de escolas privadas de São Paulo (SP).

  2. 2º PASSO: Incrições

    Depois da articulação com as Secretarias, começa a articulação com os educadores. Os interessados se inscrevem no Nutrir − o processo de inscrição é diferente em cada cidade. Em 2016, o Nutrir envolve:

    • São Paulo - escolas públicas: professores de Ensino Fundamental, educadores físicos, cozinheiras, nutricionistas, auxiliares técnicos escolares, servidores internos e gestores.
    • São Paulo - escolas privadas: professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental e educadores físicos.
    • Guarulhos: professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, educadores físicos, cozinheiras, nutricionistas, agentes escolares e gestores.
    • Belo Horizonte: professores de Ensino Fundamental, educadores físicos, cantineiras e monitores do Programa Saúde na Escola.
    • São José do Rio Pardo: professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, educadores físicos, cozinheiras, auxiliares de direção, auxiliares técnicos escolares e agentes escolares.
  3. 3º PASSO: Formações

    A trajetória formativa do Nutrir começa com os encontros presenciais. Neles, são abordados temas como os valores simbólicos da alimentação, o papel da escola na educação alimentar e nutricional, prática de atividade física, hortas escolares e técnicas culinárias.
    As datas dos encontros são divulgadas nos meios oficiais. As formações são específicas para a categoria e cada educador participa de uma formação (que pode ser dividida em mais de um encontro). Consulte a Biblioteca do Nutrir para saber mais sobre os conteúdos das formações.

  4. 4º PASSO: Desafios

    Depois do encontro e de volta às escolas, os participantes são convidados a acessar a plataforma do Nutrir. Aqui, eles encontram orientações para o cumprimento de uma trilha de desafios. Os desafios são atividades dirigidas desenvolvidas para cada perfil de educador. Cada trilha conta também com um desafio autoral: o educador pode realizar a ação que quiser, desde que esteja alinhada aos princípios do Nutrir. A plataforma permite o relato dessas atividades, com textos, fotos, vídeos, planilhas e o que mais o educador quiser acrescentar. Os relatos também alimentam um banco de boas práticas, que são compartilhadas com outros educadores e ampliam o repertório de todos. Não é obrigatório comparecer às formações para realizar as trilhas.

  5. 5º PASSO: Prêmio Nutrir nas Escolas

    Todos os educadores que relatam desafios na plataforma participam automaticamente do Prêmio Nutrir nas Escolas. Os desafios são avaliados e recebem uma pontuação. Os educadores que alcançam a maior pontuação ganham um prêmio de R$ 3 mil e um tablet. A escola que acumular mais pontos ganha R$ 5 mil. São premiados um educador por categoria e uma escola em cada cidade participante.