Carregando...

O que é o Nutrir nas Escolas?

Nutrir nas Escolas faz parte do Programa Nutrir Crianças Saudáveis, uma iniciativa da Fundação Nestlé Brasil para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e atividade física para crianças em idade escolar. O Nutrir promove formações de educadores e os convida a realizar, em suas escolas, ações de educação alimentar e nutricional e educação para a prática de atividade física.



O que é o Nutrir nas Escolas?



Como funciona?

  1. 1º Passo: Parcerias

    A cada ano, a equipe do Nutrir entra em contato com Secretarias Municipais de Educação e estabelece parcerias com as cidades interessadas. Em 2017, participam do Nutrir escolas públicas de São Paulo-SP e Guarulhos-SP.

  2. 2º PASSO: Inscrições

    Depois da articulação com as Secretarias, começa a articulação com os educadores. Os interessados se inscrevem no Nutrir − o processo de inscrição é diferente em cada cidade. Em 2017, o Nutrir envolve:

    • São Paulo - professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, professores de Educação Física, cozinheiras, nutricionistas, auxiliares técnicos de educação (ATE), servidores internos e gestores.
    • Guarulhos: professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, professores de Educação Física, cozinheiras, nutricionistas, agentes escolares e gestores.
  3. 3º PASSO: Formações

    A trajetória formativa do Nutrir começa com os encontros presenciais. Neles, são abordados temas como os valores simbólicos da alimentação, o papel da escola na educação alimentar e nutricional, prática de atividade física, hortas escolares e técnicas culinárias.
    As datas dos encontros são divulgadas nos meios oficiais. As formações são específicas para a categoria e cada educador participa de uma formação (que pode ser dividida em mais de um encontro). Consulte a Biblioteca do Nutrir para saber mais sobre os conteúdos das formações.

  4. 4º PASSO: Desafios

    Depois do encontro e de volta às escolas, os participantes são convidados a acessar a plataforma do Nutrir. Aqui, eles encontram orientações para o cumprimento de uma trilha de desafios. Os desafios são atividades dirigidas desenvolvidas para cada perfil de educador. Cada trilha conta também com um desafio autoral: o educador pode realizar a ação que quiser, desde que esteja alinhada aos princípios do Nutrir. A plataforma permite o relato dessas atividades, com textos, fotos, vídeos, planilhas e o que mais o educador quiser acrescentar. Os relatos também alimentam um banco de boas práticas, que são compartilhadas com outros educadores e ampliam o repertório de todos. Não é obrigatório comparecer às formações para realizar as trilhas.

  5. 5º PASSO: Publicação das melhores práticas

    Todos os desafios relatados na plataforma serão avaliados de acordo com os critérios exigidos em cada desafio, como qualidade do texto e da documentação, estratégias de continuidade da ação, avaliação, entre outros. Os relatos que se destacarem farão parte de uma publicação produzida pelo Nutrir em parceria com as secretarias envolvidas, que reunirá as melhores práticas realizadas pelos educadores e será distribuída nas redes municipais de educação.